Tecnologias e Novas Educações

Tecnologias e Novas Educações

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Educação Online

O que pude entender sobre Docência Online na fala da Dra. Ana Maria Di Grado Hessel, que traz sua experiência falando sobre Saberes Online e da Experiência em Docência Online na fala da Dra.Edméa Santos. Ana nos mostrou, que Docência Online é um ambiente em rede de construção de aprendizagem coletiva, colaborativa e cooperativa, que transcende a docência que está aí. Esse ambiente de aprendizagem está ligado historicamente ao desenvolvimento de novas tecnologias da informação e comunicação.
Com essa nova cultura, ou seja, com a cibercultura, a informação e a comunicação tem uma nova significação e a docência online passa a se constituir através de dimensões como os ambientes moodle, que se elenca como redes sociais de docência transdisciplinar de mediação e intervenção, de agir na congruência professor aluno, nas interfaces interativas (diário/fórum, no estimulo a papeis colaborativos e no reconhecimento de lideranças emergentes.
Com esse novo modelo de aprendizagem, tornar-se necessário incorporamos conceitos como hipertextos, informação digital, relação tempo-espaço, comunicação síncrona e assíncrona, interfaces digitais, mídias digitais, inteligência coletiva, desterritorialização, rede etc. Além de Web 2.0 que vem potencializar o conhecimento através de compartilhamento, interatividade, distribuição, co-autoria, colaboração, produção/consumo e redes sociais.

Edméa traz o mapeamento dos saberes e como eles são construídos- na EAD de Educação Online. Na educação a Distância o processo de aprendizagem é mediado por tecnologias, onde o professor é um tutor que atende a um número grande de alunos . O professor está separado do aluno espacial e ou temporamente. Mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como internet. Mas podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-Rom, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes. Nesta educação as tecnologias estão a serviço para disponibilizar os conteúdos a serem estudados A Educação Online traz uma nova cultura a “cibercultura” com todo movimento cultural mediado com novas aprendizagem. As Tics vem potencializar a aprendizagem com as seguintes mudanças: Comunicação passa ter um novo conceito “interatividade” espaço de autoria a possibilidade de construção junto com o outro a mensagem (co-criação), trocamos informações e compartilhamos nossas leituras. A leitura não é mais linear, utilizamos o “hipertextos”. Entramos no ambiente virtual para problematizar, discutir saberes. O virtual não se opõe ao real , ou seja potencializa a criatividade do planejamento simular ‘dar movimento a criação’.
Segundo Edméa a Educação Online abre a dimensão de aprendizagem muito mais do que a educação a distância, pois se constitui como potencia educacional dos ambientes virtuais.
No ambiente virtual acontece a simulação está na dimensão da aprendizagem integrada com espaços de comunicação através da integração de mídias e linguagens, softwares sociais e ambiente online de aprendizagem, comunidades e redes sociais, interatividade online no processo de autoria e comunicação móvel

Elicene modulo I

Um comentário:

  1. "Online abre a dimensão de aprendizagem muito mais do que a educação à distância, pois se constitui como potencia educacional dos ambientes virtuais", só a título de provocação: concordo em parte com isto, para mim grande parte da "dimensão de aprendizagem" só se efetiva, por meio do outro, o papel do intermediário, (pais, professores, colegas, amigos o outro) é fundamental, faz com que tenhamos diversas opiniões sobre os assuntos (informações) e a partir daí, incorporaremos as novas teorias aprendidas, ou seja, estará construída sua bagagem intelectual, sua aprendizagem.

    ResponderExcluir