Teoricamente o uso das tecnologias como práticas pedagógicas consiste em duas perspectivas: uma de instrumento e a outra como fundamento estruturante. Na primeira perspectiva o uso das tecnologias é para aperfeiçoar, agilizar as aulas, favorecendo apenas para reforçar as práticas já existentes, a qual vem sendo criticadas há muito tempo. Já na segunda perspectiva entende as tecnologias como fundamento estruturante para potencializar novos processos de aprendizagens.
Acredito que o mais importante nas praticas pedagógicas é estruturar caminhos a ser trilhados com clareza de objetivos, ou seja, planejamento que incorpore as novas ferramentas de informação e comunicação, de forma a possibilitar o aluno vivências educativas que ampliem a integração de diferentes objetivos de aprendizagens. Nesse sentido pode-se criar, por exemplo, Projetos Colaborativos em pesquisas escolares, o que significa mais que disponibilizar a Internet, ensinar usar um processador de textos e encorajar os alunos a trocarem mensagens virtuais.
Ressalto que ainda há uma enorme confusão entre o que é informação e o que é conhecimento. Informações são dados disponíveis. Conhecimento envolve buscar, selecionar, comparar, destacar o que é mais significativo (com a observação de que só posso comparar se tiver acesso às diferentes fontes...). Conhecer é ser assertivo, integrando e dando novo tom a um dado. É nesse enfoque que as práticas pedagógicas precisam trilhar. Precisamos ensinar a fazer, diante de qualquer fonte informacional, levando o aluno a pesquisar, promovendo o acesso sistemático e mediado à diversidade de informações, viabilizando debates e reflexões por meio de questões desafiantes.
Para tanto, contamos com uma diversidade Tecnológica, principalmente o computador e a Internet que possibilitam esse novo ambiente de informação com uma nova lógica comunicacional - composta de rede com hipertextos , interativos e virtuais (cibercultura), disponíveis com inúmeras ferramentas e serviços gratuitos, que podem contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que potencializem aprendizagens significativas.
Podemos-se citar:
• As ferramentas sincrônicas (como MSN, Skype e outras) que permitem a troca de dados e diferentes tipos de interação via bate-pago, audioconferencias, vídeo conferencia, quadro de comunicações e compartilhamento, para realizar determinada apresentação ou promover o estudo e trabalho junto aos alunos em tempo real.
• As Ferramentas assincrônicas que garantem também o acesso às informações e a reflexão, bem como o registro do processo e dos produtos finais dos grupos como: grupos de discussão, que possibilitam a troca de mensagem por email: arquivo de mensagens e compartilhamento dos arquivos, criação de agenda para o grupo e o desenvolvimento de enquetes.
Além desses, destacam-se:
• Os fóruns, que podem ser livres ou dirigidos, permanentes ou com tempo determinado.
• Os mapas conceituais, que permitem aos alunos construir sua representação mental, na medida em que destacam, tanto dos textos lidos como de seu repertório de informações, idéias em conexão.
• Blogs,Videologs,fotoblogs -permitem a possibilidade de publicar idéias durante o processo de construção, individual ou do grupo, dos trabalhos em equipe, anotações de aula, discussão e elaboração de projeto, em texto, foto, arquivos de áudio e vídeo.Permitem ainda inserção de comentários sobre as publicações: bem como a organização de conteúdos e dos comentários recebidos.
• Podcasts: possibilitam a publicação sobre determinado tema como se fosse um programa de rádio e outras formas de comunicação em áudio.
• Wikis: possibilitam a descentralização da edição de uma página, permitindo que todos sejam co-autores da produção.
• É possível também criar um ambiente de aprendizagem para a escola por meio de plataformas gratuitas como o Moodle, conjugando a maior parte dessas ferramentas. Universidades e outras instituições educacionais vêm adotando esse software gratuito, desenhado para facilitar a vida dos educadores.
Enfim, essas são apenas algumas das possibilidades disponíveis para promover práticas pedagógicas bastante interativas para o registro, a socialização, a interação, debate e a construção do conhecimento.
Sua fala: "Acredito que o mais importante nas praticas pedagógica é estruturar caminhos a ser trilhados com clareza de objetivos, ou seja, planejamento que incorpore as novas ferramentas de informação e comunicação, de forma a possibilitar o aluno vivencias educativas que ampliem a integração de diferentes objetivos de aprendizagens" Perfeito, adorei! Concordo plenamente com você, só substituíria "novas ferramentas" por cibercultura. Leila Cristina
ResponderExcluirLeila achei muito bom você está visitando os espaços de colaboração de aprendizagem.
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