Tecnologias e Novas Educações

Tecnologias e Novas Educações

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Interatividade- In Cibercultura

Para expor sobre a temática Interatividade utilizamos como metodologia um Programa de Rádio com duração de 10 minutos.

No capitulo IV -In Cibercultura Pierre Levy inicia com uma metáfora sobre a imagem de uma maçã entendida como "signo" que, por assim ser, torna-se algo indestrutível e , possibilitando a mesma interatividade do fruto real.
Pierrre Levy (1997) aborda a interatividade como um problema, justificando isso porque o termo é usado muitas vezes a torto e a direito sem saber de que se trata, o que as pessoas dissociam, muitas vezes, a palavra (signo) da coisa ou que usam a mesma palavra para significar aspectos diferentes que não são devidamente explicitados. O problema não está no uso do mesmo termo, mas em não explicitar o que se entende por ele.
Pierre Levy fala de diferentes tipos de interatividade que vão, respectivamente, da mensagem linear - através de dispositivos que variam desde a imprensa, rádio, TV e cinema até as conferencias eletrônicas. E mensagem participativa - através de dispositivos que variam dos videogames com um só participante até a comunicação em mundo virtuais envolvendo negociações continuas.

Levy nos mostrar que o que caracteriza a Interatividade é a possibilidade - crescente com a evolução dos dispositivos técnicos- de transformar os envolvidos na comunicação, ao mesmo tempo, em emissores e receptores da mensagem. Em outros termos, muda o conceito de comunicação. Se essa mudança é devida, em parte, à evolução técnica que possibilita cada vez mais a participação dos agentes, o direcionamento da evolução técnica tem também a ver com os novos conceitos de comunicação e de agente da comunicação. Ao tornar possível o que antes era o desejável - a tecnologia vem viabilizar um outro conceito de comunicação.
Pode-se dizer então que a grande contribuição das novas tecnologias da informática e comunicação é o que, ao mesmo tempo que elas rompem com as barreiras espaços-temporais possibilitando a comunicação à distância e em tempo real de múltiplos sujeitos geograficamente dispersos, fornecem estruturas técnicas para a comunicação e o acesso à informação em rede. A possibilidade de trabalho em rede, tanto como estrutura de acesso e tratamento da informação quanto como estrutura de intercâmbio e de atividade colaborativa, constitui a grande qualidade dessas tecnologias.
Se as estruturas em rede, de complexidades variadas, é de fato novo das tecnologias de informática, a atividade em rede é algo tão antigo quanto o homem, apenas cerceado pelas condições espaços-temporais e pelas limitações dos dispositivos técnicos disponíveis, os quais no ultimo século evoluíram e continuam evoluindo de forma fantástica.
As estruturas técnicas de rede permitem implementar formas novas e mais complexas de interação social, fazendo emergir a possibilidade da troca imediata no ciberespaço. Dessa forma, os indivíduos tornam-se, ao mesmo tempo, receptores e emissores, produtores e consumidores de mensagens. A comunicação deixa definitivamente, de ser linear e de mão única, para tornar-se poliglota, polissêmica e policêntrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário