Tecnologias e Novas Educações

Tecnologias e Novas Educações

domingo, 26 de setembro de 2010

A Ética dos Hackeres

Referência bibliográfica-HIMANEN, Pekka. A ética dos Haqueres e o espírito da informação: A importância dos exploradores da era digital. tradução de Fernando Wolff, - Rio de Janeiro: Campus, 2001

A ética Hacker é uma nova ética que surgiu de comunidades virtuais ou cibercomunidades. Um dos seus grandes criadores foi o antropólogo e filósofo finlandês chamado Pekka Himanen estudou as comunidades e os textos dos hackers durante muitos meses. Este estudo permitiu que conseguisse decodificar o que seriam as normas de conduta da comunidade hacker espalhada pelo mundo.

"O primeiro valor a guiar a vida de um hacker é a paixão, que é fato gerador de alegria na sua realização. Os hackers não organizam sua vida em termos de dias úteis rotineiros e continuamente otimizados, mas sim em termos de um fluxo dinâmico entre trabalho criativo e outros prazeres da vida, nos quais há também lugar para o ritmo. A ética de trabalho dos hackers consiste em combinar paixão com liberdade, e foi essa a parte da ética dos hackers cuja influência foi sentida com maior intensidade."

Um hacker verdadeiro gosta daquilo que faz. Não está trabalhando para cumprir horário, trabalha em um código ou desvendando uma configuração porque isto é a sua paixão".
"Na ética do dinheiro - o elemento notável é que muitos hackers ainda seguem o hackerismo original, segundo o qual o dinheiro não é considerado um bem em si mesmo, e sua atividade é guiada pelo valor social e abertura."

"Esses hackers querem sentir sua paixão junto com os outros e querem criar algo valioso para a comunidade e serem reconhecidos por isso por seus colegas. E eles permitem que os resultados de sua criatividade sejam usados, desenvolvidos e testados por qualquer pessoa de tal forma que todos possam aprender com os outros."
COMPARTILHAR ESTÁ NO CENTRO DO PENSAMENTO HACKER. Não que um hacker seja contra trabalhar por dinheiro. Os hackers também não são contra ganhar muito dinheiro. O que os hackers defendem é que o conhecimento que o tornou feliz e rico também possa tornar felizes e ricas outras pessoas. Daí a defesa da colaboração e do compartilhamento do conhecimento tecnológico.

"Embora grande parte do desenvolvimento tecnológico da nossa era da informação tenha sido baseado no capitalismo tradicional e em projetos governamentais, uma parte significativa dele - incluindo os símbolos de nosso tempo, a Rede e o PC - não existiriam sem os hackers, os quais simplesmente deram suas criações para outros."

Dar suas criações para os outros foi e é uma prática hacker. Mas, reparem que as criações dos hackers são fruto do conhecimento humano acumulado. Portanto, dar é repassar o que eles receberam. Os hackers compartilham suas experiências e programam software livre, facilitando o acesso à informacão e os recursos disponíveis para computadores sempre que possível. A máxima hacker é "A informação quer ser livre"

Um terceiro e crucial aspecto da ética dos hackers é a atitude dos hackers em relação às redes- é a sua ética da rede, que é definida pelos valores da atividade e do cuidar. Atividade, nesse contexto, envolve a completa liberdade de expressão em ação, privacidade para proteger um estilo de vida individual, e desprezo pela passividade frente à procura pela paixão individual."
"Cuidar significa aqui a preocupação com o próximo como um fim em si mesmo e um desejo de libertar a sociedade virtual da mentalidade de sobrevivência que tão facilmente resulta de sua lógica. Inclui o objetivo de levar todos a participarem na rede e dela se beneficiarem, sentir-se responsável pelas conseqüências a longo prazo na sociedade virtual, e ajudar diretamente aqueles que foram deixados à margem da sobrevivência".

A SOLIDARIEDADE é um elemento fundamental da ética hacker. A mídia, quando usa o termo hacker, geralmente emprega no sentido pejorativo. Confunde a ação de criminosos virtuais, crackers e arrastadores de ícones, com aqueles que desenvolvem códigos livremente. Muito dessa confusão foi motivada pela indústria de software proprietário que faz questão de dizer que software com o código-fonte aberto é coisa de hacker. E é! Coisa de hacker que segue a ética da liberdade e do compartilhamento do conhecimento.

O mais interessante é notar que a chamada PIRATARIA, ou seja, o uso de softwares sem o pagamento de licenças de propriedade para as empresas que usam este modelo, é feita sobre o código executável. Pirataria do software proprietário é realizada amplamente sem que seja necessário piratear o código-fonte dos softwares. Então, pra que esconder o código-fonte, se nem impedir a pirataria se consegue com o modelo fechado?
"Um hacker que vive de acordo com a ética dos hackers em todos esses três aspectos - trabalho, dinheiro, ética da rede - ganha o respeito da comunidade. Esse hacker torna-se um verdadeiro herói quando alcança com louvor o sétimo e último nível."- a criatividade. - ou seja, a utilização imaginativa das habilidades de cada um, a surpreendente superação contínua de si mesmo, e a doação ao mundo de uma nova contribuição genuinamente valiosa.”

Hackers têm uma ética. Liberdade com paixão e compartilhamento. QUANTO MAIS ÉTICO É UM HACKER, MAIS É RECONHECIDO. Ao contrário do que ocorre em outros campos da sociedade. Ser ético é o melhor caminho para ser um grande hacker.

Nenhum comentário:

Postar um comentário