Tecnologias e Novas Educações

Tecnologias e Novas Educações

sábado, 9 de outubro de 2010

PROJETO VIDEO NA ESCOLA

     Por Elicene Ribeiro Matos de Oliveira

1.      CARACTERIZAÇÃO
Este projeto foi realizado com os alunos do 3º ano B turno Vespertino da Escola Municipal Filhos de Salomão, que fica localizada a Rua Estrada Velha de Campinas de Pirajá, s/n –Campinas de Pirajá –Salvador-Bahia. Essa Turma é composta de 32 alunos com faixa etária entre 8 a 13 anos de idade, bastante heterogênea no processo de aprendizagem da leitura e escrita.

TEMA: – Evolução do Homem na Terra
CONTROVÉRSIA: A vida do homem no planeta Terra foi uma evolução ou uma criação?

2.      OBJETIVO GERAL  
O Objetivo principal proporcionar uma maior conhecimento dos  alunos no processo de alfabetização e  letramento cientifico.

3.      MATERIAIS
Televisão, aparelho de DVD e mídia de Dvd,  revistas, gravuras, máquina fotográfica digital.

4.      OS MOMENTOS DA AULA
ATIVIDADES
n      Primeira atividade: Roda de conversa com chuva de idéias - A professora explorou sobre os conhecimentos prévios dos alunos. O que os alunos sabem sobre evolução do homem na terra.
n      Segunda atividade: Os alunos assistiram  o vídeo sobre – A história de todos nós.
http://www.youtube.com/watch?v=lgP3AYm80Ug&feature=related
n      Intervenção
       Durante a apresentação do vídeo fiquem atentos aos conceitos de antepassados, primatas, primitivos, fosseis etc.
Terceira atividade: Sistematização dos conceitos: evolução, criação, ancestrais, primatas, primitivos, fósseis, paleontólogo descendentes através de um painel e um texto retirado da revista Veja. A viagem da evolução.
Intervenção-  Falar  sobre o que perceberam no vídeo sobre o uso da ciência e da tecnologia.
n      Quarta atividade: Realização de um debate com os alunos para que eles demonstrassem suas opiniões sobre a evolução ou criação do homem. A favor ou contra a evolução ou a criação? 
       Foi realizado  uma gravação com a opinião e os argumentos dos alunos.
n      Quinta atividade: Realização de uma produção textual.
Intervenção – Escrever um texto contando o que aprenderam sobre a evolução do homem na Terra, dando opinião sua evolução ou criação.

5. OS CONCEITOS CIENTÍFICOS E OS RECURSOS TECNOLÓGICO
O vídeo utilizado é um documentário da Discovery bastante cientifico que oportunizou os alunos perceberem o processo da evolução humana a partir do uso da tecnologia digital com todos os recursos  de um hipertexto.
Foram abordados os conceitos de uma  pesquisa realizada sobre as descobertas  do processo de evolução do homem na Terra.  Os estudos realizados em laboratório sobre um primeiro germe a Picaia, do qual deu a origem aos primeiros mamíferos, vertebrados. Estudos sobre os fosseis de dinossauros, o fim da era dos dinossauros. A teoria da evolução do homem a partir dos primatas. O uso do vídeo ascendeu nos alunos à curiosidade de aprender mais sobre o desenvolvimento do corpo humano a partir do uso de vídeo. E, principalmente pelo debate realizado onde os mesmos tiveram oportunidade para  expressar suas opiniões.
A próxima sequência didática será realizada com uma reportagem sobre a exposição do corpo humano.
6.  A ARGUMENTAÇÃO
Na primeira atividade – Chuva de idéias, os alunos trouxeram o que sei:
O homem veio do macaco,   o homem foi criado por Deus
No momento do debate
Intervenção –
Agora que você já assistiu o vídeo sobre a história de todos nós  dê sua opinião:
Qual sua opinião: A existência do homem na Terra foi um processo de evolução ou uma criação de Deus?
A maioria dos alunos acreditam que o homem foi criado por Deus “Muitos pensam que o homem foi descendente do macaco, mas  na sua fala "foi Deus que nos fez. Pelo pó da Terra”... (Valber Maicon)
7. REGISTROS DOS ALUNOS
Foi realizada uma gravação com a fala de alguns alunos durante o debate e uma produção de texto.
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Esse tema trouxe para a sala de aula uma discussão sobre o conhecimento do criacionismo, seus fundamentos  e seus argumentos de fé e de razão, visto que é um fenômeno que hoje tem no mundo uma certa amplitude e generalização na vida de nosso alunos.
Os mesmos tiveram oportunidade de conhecer a teoria da evolução humana a partir do vídeo sobre a história de todos nós, se apropriando de conceitos  da ciência e tecnologia através da exposição do tema. E a partir desse conhecimento conseguiram participar do debate, expondo suas opiniões a respeito da evolução ou criação do homem no planeta Terra e trazer os conhecimentos religiosos através da sua fé.
Alguns alunos trouxeram na escrita já uma critica a tecnociência.


                   







Nenhum comentário:

Postar um comentário