Tecnologias e Novas Educações

Tecnologias e Novas Educações

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Projeto de Aprendizagem

LINGUA PORTUGUESA E O USO DO BLOG
TEMPO- 12 meses
CONTEXTUALIZAÇÃO
Este projeto será aplicado para alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Filhos de Salomão, localizada a Rua Estrada Velha de Campinas de Pirajá, s/n –Campinas de Pirajá –Salvador-Bahia.

PROBLEMATIZAÇÃO

O que vemos hoje em dia é um uso da internet meramente voltado para o entretenimento e trivialidades, e a internet é um mundo virtual repleto de tudo. A educação tem a obrigação de se apropriar desse novo veículo, e dinamizar sua forma de trabalhar e pensar. Arejar, colorir e possibilitar ao estudante outras e diferentes formas deste se relacionar com o saber e o prazer.

JUSTIFICATIVA
As novas tecnologias na sociedade contemporânea tem exercido profunda influência na forma como o homem se comunica, pensa e interage como os outros homens e com a natureza, e como  as tecnologias da inteligência contribuem para redefinir o conhecimento de forma mais significativa.
Pois bem, empolgada e preocupada com alcance que as novas mídias possuem, e sua direta influência na vida das crianças e jovens estudantes,  proponho a construção de um blog.  Considero importante o uso do blog para que os alunos possam desenvolver o hábito de registro produção e divulgação de suas idéias, enriquecendo assim os seus relatos com links, fotos, ilustrações.
Ressalto ainda,   os sistemas de criação e edição de blogs são estratégias que visam dar a palavra aos estudantes para desenvolver a sua criatividade.

OBJETIVO GERAL
Possibilitar aos alunos um espaço para publicação e divulgação de seus trabalhos e o possível debate sobre os mesmos.

METODOLOGIA

A internet não é a salvação, longe disso. Um instrumento a mais. Alternativa. Mas deverá sim ser usada, pensada e trabalhada na sala de aula. Ou fora dela.
A construção do  blog será  uma forma de fazer os alunos se interessarem um pouco mais. Tentativa de aproximar, de diminuir distâncias. Será o local onde os mesmos tenham possibilidades de mostrar suas veias artísticas com suas produções de contos, poesias, e memórias literárias oficina de letras e textos, fotografias, noticias etc.
O blog será utilizado primariamente como produção textual , embora uma parte seja focada em temas exclusivos de divulgação como arte, fotografia, vídeos, música ou áudio, formando uma ampla rede de mídias sociais. Será um espaço aberto para o diálogo entre alunos e professores postarem seus comentários, opiniões, reclamações, podendo ser possível também espaço para criação de um jornal das turmas.

CONTEÚDOS
·        LITERATURA
·        NOTÍCIAS
·        MÚSICAS
·        FOTOGRAFIAS
AVALIAÇÃO
Será processual através de observações dos conhecimentos adquiridos pelo aluno e as turmas durante o desenvolvimento das atividades do Projeto, bem como as demais atividades registradas no Blog.

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário